Francesco Trattoria
2022

Na ponta dos Vale dos Vinhedos, em Monte Belo do Sul, existe uma casa que fica em frente à igreja e à praça. O casarão, que é cenário de grande parte das fotos dos turistas, foi construído em 1938 e transborda história assim como a Cidade que o acolhe. No mesmo local já existiu uma escola, uma cadeia, residências de diversas famílias e até uma loja de secos e molhados. Tanta memória e tanta vida não podem e não devem ser apagadas pelos usos do nosso tempo.

Desde o princípio, entendemos que a arquitetura da @francesco.trattoria deveria descascar e aflorar todas as lembranças que aquele conjunto de paredes e telhados já abrigou. Garimpamos por meses fotos e objetos da região e buscamos juntos entender como um restaurante pode fazer com que as pessoas se sintam em casa. A nossa ideia foi devolver à cidade um espaço de exposição e revisitação das memórias que encontramos ao longo do processo. Não à toa, todas as circulações do restaurante acontecem pelo perímetro, assim as paredes tem espaço para contar uma anedota ou duas.

A arquitetura, assim como a assinatura dos chefs, também buscou acompanhar o encontro do velho com o novo, mesclando mobiliários e técnicas antigas com revestimentos e soluções contemporâneas.

Ficha Técnica

fotografia Roberta Gewehr
execução Construtora B&B
marcenaria Rocca Móveis
mobiliário Artesian

Anterior
Anterior

Sede PS&S

Próximo
Próximo

Primitivo SP